Análise e Mapeamento de Riscos Análise e Mapeamento de Riscos

A dependência das empresas e negócios em relação à internet e aos sistemas de TI cresce a cada dia. Com isso, crescem também os riscos de infra-estrutura, tornando-os mais visíveis e passíveis de causar sérias crises aos negócios. Falhas ou violações nos sistemas expõem a empresa a riscos como danos à reputação causados por roubo de identidade e vazamento de informações confidenciais.
Por isso, é fácil entender o surgimento de restrições regulatórias em busca de conformidade, assim como a busca incansável de grandes corporações por soluções que aplaquem os riscos e melhorem o retorno sobre os investimentos em sistemas de informação.

Soluções GLOBATEC

Oferecemos um completo programa de gestão de riscos de TI onde avaliamos os riscos relativos à segurança e disponibilidade de dados, disponibilidade e performance da infra-estrutura e a conformidade com exigências regulatórias ou legais. Para criar uma completa estrutura e metodologia de combate aos riscos, trabalhamos na análise das categorias listadas a seguir:

Segurança: Riscos que podem resultar em acessos não-autorizados a informações importantes. Relativos a ameaças externas ou internas, vazamento e privacidade de dados, fraudes, ataque por vírus ou ataques objetivos a aplicações, usuários e informações específicas, atingindo sistemas nos quais os usuários confiam e utilizam diariamente.

Disponibilidade: Risco de uma informação apresentar-se inacessível devido a interrupções não planejadas no sistema. A GLOBATEC trabalha para manter infra-estrutura e os sistemas operacionais, reduzir riscos de perda ou corrupção de dados e de indisponibilidade de aplicações; e, no caso de falha, recuperar os danos em prazo adequado.

Performance: Mesmo em momentos de pico, a empresa precisa garantir os requisitos mínimos de volume e performance. Neste caso, o risco é que alguma informação fique inacessível devido a limitações ou gargalos relativos à comunicação de dados. Antes que impactem usuários finais ou aplicações, os aspectos relativos à performance devem ser identificados proativamente. Otimizar recursos e evitar gastos desnecessários em hardware são iniciativas que minimizam os custos.

Conformidade: Risco de violação de exigências regulatórias ou de falha no alcance de requerimentos de políticas internas. Atualmente, as organizações precisam estar em conformidade com regulamentações dos mais diversos níveis - federais, estaduais e municipais - como SOX e ISO 9000. É também responsabilidade dos funcionários garantir mais eficiência à operação dos negócios através das melhores práticas e políticas internas. Essa é mais uma solução que a GLOBATEC pode prover à sua empresa.